Acolhimento
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas. A operacionalização do acolhimento ocorre mediante a realização de entrevistas, que é o momento do reconhecimento entre os sujeitos envolvidos, bem como da situação do usuário.
Acesso à concessão de benefícios
Os benefícios assistenciais fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. O Serviço Social oferece orientações e informações sobre como o deficiente visual pode conquistá-los. Os benefícios que mais se destacam são o Benefício da Prestação Continuada, gratuidade em transportes públicos (municipais ou interestaduais) e auxílios do governo em geral.
Escuta qualificada
A escuta qualificada é um instrumento que o Serviço Social utiliza para obter informações fazendo uso da empatia com cada assistido. Através dela, é possível colher dados importantes para entender e acolher as necessidades de cada deficiente visual e seus familiares/ cuidadores, objetivando uma assistência com maior qualidade, com a finalidade de proteção social oferecendo os serviços socioassistenciais que melhor o atenda.
Visitas domiciliares, hospitalares e institucionais
As visitas domiciliares, hospitalares e institucionais são realizadas sempre que o Serviço Social em conjunto com a equipe multidisciplinar sente a necessidade de uma maior avaliação in loco do contexto socioeconômico do deficiente visual e seus familiares/cuidadores para detectar os fatores que favorecem determinados contextos e auxiliam na formulação de estratégias de intervenção.
Promoção de acesso aos direitos socioassistenciais
O Serviço Social atua para que todos os deficientes visuais atendidos recebam orientações e informações sobre todos os direitos socioassistenciais e auxilia para que os assistidos tenham acesso à eles.
Encaminhamento à rede de serviços públicos
Direcionamento do assistido/família para o local mais apropriado para o tratamento da questão por ele vivido, após conhecimento de sua demanda e percepção de que a complexidade ou particularidade da mesma necessita de um atendimento mais específico fora da Instituição.
Apoio à família na função protetiva
É realizado um trabalho social com familiares/cuidadores, de caráter continuado, no intuito de identificar vulnerabilidade, riscos sociais e prevenir a ruptura dos vínculos, identificando as potencialidades de cada indivíduo, suas formas de organização, redes de apoio, auxiliando na melhor qualidade de vida para ambos.
Acesso ao mundo do trabalho
Seguindo o princípio da igualdade, trabalhamos para reduzir preconceitos e disseminar a ideia de que a limitação humana é algo normal e comum a todas as pessoas, mesmo as que não apresentam deficiências aparentes. Incentivamos o acesso ao mundo do trabalho, socialização e conhecimento. Buscamos sempre enfatizar a importância da autonomia do assistido.
Atendimento aos colaboradores
O Serviço Social auxilia os funcionários e/ou familiares com informações e orientações relacionadas aos direitos e deveres (normas, códigos e legislação) e situações de vulnerabilidade em geral.