Serviço Social

O atendimento da equipe de Serviço Social trabalha na melhoria da qualidade de vida do assistido com base nas políticas públicas sociais. É responsável por realizar parte da triagem inicial e análise socioeconômica dos pacientes e familiares.

O setor trabalha com:

  • Acolhimento;
  • Acesso à concessão de benefícios;
  • Escuta qualificada;
  • Visitas domiciliares, hospitalares e institucionais;
  • Promoção de acesso aos direitos socioassistenciais;
  • Encaminhamento à rede de serviços públicos;
  • Apoio à família na função protetiva;
  • Acesso ao mundo do trabalho;
  • Atendimento aos colaboradores.

Acolhimento

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas. A operacionalização do acolhimento ocorre mediante a realização de entrevistas, que é o momento do reconhecimento entre os sujeitos envolvidos, bem como da situação do usuário.

Acesso à concessão de benefícios

Os benefícios assistenciais fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. O Serviço Social oferece orientações e informações sobre como o deficiente visual pode conquistá-los. Os benefícios que mais se destacam são o Benefício da Prestação Continuada, gratuidade em transportes públicos (municipais ou interestaduais) e auxílios do governo em geral.

Escuta qualificada

A escuta qualificada é um instrumento que o Serviço Social utiliza para obter informações fazendo uso da empatia com cada assistido. Através dela, é possível colher dados importantes para entender e acolher as necessidades de cada deficiente visual e seus familiares/ cuidadores, objetivando uma assistência com maior qualidade, com a finalidade de proteção social oferecendo os serviços socioassistenciais que melhor o atenda.

Visitas domiciliares, hospitalares e institucionais

As visitas domiciliares, hospitalares e institucionais são realizadas sempre que o Serviço Social em conjunto com a equipe multidisciplinar sente a necessidade de uma maior avaliação in loco do contexto socioeconômico do deficiente visual e seus familiares/cuidadores para detectar os fatores que favorecem determinados contextos e auxiliam na formulação de estratégias de intervenção.

Promoção de acesso aos direitos socioassistenciais

O Serviço Social atua para que todos os deficientes visuais atendidos recebam orientações e informações sobre todos os direitos socioassistenciais e auxilia para que os assistidos tenham acesso à eles.

Encaminhamento à rede de serviços públicos

Direcionamento do assistido/família para o local mais apropriado para o tratamento da questão por ele vivido, após conhecimento de sua demanda e percepção de que a complexidade ou particularidade da mesma necessita de um atendimento mais específico fora da Instituição.

Apoio à família na função protetiva

É realizado um trabalho social com familiares/cuidadores, de caráter continuado, no intuito de identificar vulnerabilidade, riscos sociais e prevenir a ruptura dos vínculos, identificando as potencialidades de cada indivíduo, suas formas de organização, redes de apoio, auxiliando na melhor qualidade de vida para ambos.

Acesso ao mundo do trabalho

Seguindo o princípio da igualdade, trabalhamos para reduzir preconceitos e disseminar a ideia de que a limitação humana é algo normal e comum a todas as pessoas, mesmo as que não apresentam deficiências aparentes. Incentivamos o acesso ao mundo do trabalho, socialização e conhecimento. Buscamos sempre enfatizar a importância da autonomia do assistido.

Atendimento aos colaboradores

O Serviço Social auxilia os funcionários e/ou familiares com informações e orientações relacionadas aos direitos e deveres (normas, códigos e legislação) e situações de vulnerabilidade em geral.

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