Blog

Notícias

Conheça a ferramenta escuta ativa feito pelo serviço social

18 de novembro de 2024
Conheça a ferramenta escuta ativa feito pelo serviço social

O Serviço Social no LMC desempenha vários papéis importantes na instituição. Uma das principais funções é a escuta ativa, uma ferramenta utilizada para compreender e acolher, buscando à solução de situações que afligem os assistidos. 


Quando um usuário se ausenta dos atendimentos e atividades, a coordenação do setor aciona as assistentes sociais para investigar a causa dessa ausência. 


O primeiro passo do profissional é dialogar com as demais equipes que acompanham o paciente/aluno, buscando informações sobre possíveis dificuldades, sejam elas financeiras ou situações de vulnerabilidade.


Em seguida, a assistente social entra em contato com o paciente para agendar uma reunião e realizar a escuta ativa, para compreender os motivos por trás das ausências. A partir desse momento, a profissional busca oferecer suporte e desenvolver estratégias para ajudar o paciente a retomar suas atividades.


Gostou de saber mais sobre o nosso trabalho no LMC? Então continue nos seguindo nas redes sociais da instituição!


Descrição da imagem: Dois pares de mãos se seguram mutualmente. Elas estão posicionadas centralmente sobre uma mesa na cor branca. 


No canto superior esquerdo, o título ‘Escuta ativa’ em letras azuis. No canto inferior direito, logotipo da instituição.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.